saúde dos cílios


SEUS CÍLIOS PODEM ESTAR CORRENDO PERIGO

Os cílios são a moldura do olhar, por isso mesmo a industria cosmética desenvolve a cada ano mais opções para deixa-los cada vez mais alongados, curvados, com mais volume.
Porém pouca gente sabe que os cílos podem correr perigo!
Existe uma doença das pálpebras, a blefarite, que pode causar a perda dos cílios.
A blefarite é uma inflamação das pálpebras, pode ser dividida em anterior com inflamação dos cílios e folículos, ou ainda posterior com inflamação das glândulas tarsais que fazem a lubrificação dos olhos.

Muitas vezes há associação dos dois tipos.
A blefarite também pode estar associada a rosácea e a dermatite seborreica.
Os sintomas mais comuns são descamação dos cílios, semelhante a uma “caspa”, acompanhado ou não de ardor e coceira nos olhos, sensação de olho seco, pálpebras edemaciadas ou ainda avermelhadas.
Ás vezes pode haver contaminação bacteriana da secreção aderida aos cílios, nesse caso quem irá indicar o melhor tratamento será seu oftalmologista.

O primeiro passo para o tratamento da blefarite é uma boa higiene da região, com a remoção da descamação e para isso um bom truque é fazer compressas mornas nos olhos para “amaciar” as escamas aderidas aos cílios, em seguida fazer a remoção mecânica das mesmas através de fricção das pálpebras.
Outra causa de exacerbação da blefarite é o uso freqüente de demaquilantes oleosos para a área dos olhos.

DICA: pelo menos uma vez por semana lave os cílios com uma solução de 3 partes de água com 1 parte de xampu infantil, aquele que não arde nos olhos, e friccione os cílios para remover resíduos de gordura e assim evitar a blefarite.
Com alguns cuidados simples e acessíveis é possível manter seus cílios saudáveis!

Dra. MEIRE GONZAGA ® Derma Master
imagem The Blue Russian Cat / Vladimir Dunjic Serbian Artist