Fique esperto! evite os excessos do inverno
/Como evitar os excessos desta época do ano que requer também cuidados com a saúde e aparência...
Temperaturas mais baixas, férias e festas regionais são desculpas comuns para cometer excessos com alimentos mais calóricos e bebidas alcoólicas durante o inverno. Para o endocrinologista Dr. Tércio Rocha, que possui três clínicas no Rio de Janeiro e uma em São Paulo, o importante é lembrar que “nada é proibido, se é feito com moderação”.
Muitas pessoas fazem todos os sacrifícios para manter o peso, mas não resistem a uma guloseima “junina” e colocam a desculpa nas férias, na viagem e nos dias mais frios. Dr. Tércio ressalta que é possível controlar essa armadilha: “a pessoa deve beber bastante água porque além de controlar a vontade comer, hidrata as vias respiratórias. Dentro das opções de comidas e bebidas típicas, existem aquelas menos calóricas. Além disso, leve em consideração de que tudo com moderação não faz mal”. Já com relação às férias, o endocrinologista garante que é possível relaxar sem comer e beber em excesso. “Uma boa caminhada e exercícios de ioga são ótimos exemplos para isso”, garante.
Esse período também é excelente para realizar alguns tratamentos dermatológicos, já que há menor probabilidade de exposição ao sol, mas evitar excessos também é fundamental. De acordo com a dermatologista Magda Expósito, da Clínica Derma Master/SP, todo tratamento dermatológico deve promover saúde, qualidade de vida e também estética, mas bom senso é prioritário. Com relação ao consumo de bebidas alcoólicas e os procedimentos apropriados para a estação, a Dra. Magda reforça que “é preciso evitar bebidas alcoólicas, por exemplo, quando estiver fazendo algum tratamento restritivo com antibióticos ou retinóides orais. Quando em outros tratamentos é melhor manter sempre a moderação e seguir também como proposta de vida!”, orienta a médica.
Cuidados com a pele, os cabelos e os lábios devem ser redobrados nessa época. É no inverno que aumentamos a temperatura da água do banho e o tempo embaixo do chuveiro com medo do frio. Para evitar os efeitos desses excessos a Dra. Magda Expósito propõe algumas dicas:
Devemos evitar os banhos muitos quentes e demorados, usar sabonetes suaves e buscar um bom hidratante para aplicar em seguida;
Evitar o uso de buchas no corpo todo;
Não se esquecer de usar diariamente o filtro solar, pois mesmo nos dias nublados temos radiação;
Os cabelos devem ser lavados com xampu suave e também evitar água muito quente para que não haja ressecamento do couro cabeludo;
Deve-se aplicar um hidrante labial, de preferência com filtro solar, várias vezes ao dia e ao deitar.
Nos dias mais secos, os lábios tendem a ressecar e há uma tendência de passar a língua para hidratar, o que piora o quadro consideravelmente.
Matéria Sem Excessos,
colaorou dra Magda Expósito ® Derma Master