Fique esperto! evite os excessos do inverno

Como evitar os excessos desta época do ano que requer também cuidados com a saúde e aparência...
Temperaturas mais baixas, férias e festas regionais são desculpas comuns para cometer excessos com alimentos mais calóricos e bebidas alcoólicas durante o inverno. Para o endocrinologista Dr. Tércio Rocha, que possui três clínicas no Rio de Janeiro e uma em São Paulo, o importante é lembrar que “nada é proibido, se é feito com moderação”.
Muitas pessoas fazem todos os sacrifícios para manter o peso, mas não resistem a uma guloseima “junina” e colocam a desculpa nas férias, na viagem e nos dias mais frios. Dr. Tércio ressalta que é possível controlar essa armadilha: “a pessoa deve beber bastante água porque além de controlar a vontade comer, hidrata as vias respiratórias. Dentro das opções de comidas e bebidas típicas, existem aquelas menos calóricas. Além disso, leve em consideração de que tudo com moderação não faz mal”. Já com relação às férias, o endocrinologista garante que é possível relaxar sem comer e beber em excesso. “Uma boa caminhada e exercícios de ioga são ótimos exemplos para isso”, garante.

Esse período também é excelente para realizar alguns tratamentos dermatológicos, já que há menor probabilidade de exposição ao sol, mas evitar excessos também é fundamental. De acordo com a dermatologista Magda Expósito, da Clínica Derma Master/SP, todo tratamento dermatológico deve promover saúde, qualidade de vida e também estética, mas bom senso é prioritário. Com relação ao consumo de bebidas alcoólicas e os procedimentos apropriados para a estação, a Dra. Magda reforça que “é preciso evitar bebidas alcoólicas, por exemplo, quando estiver fazendo algum tratamento restritivo com antibióticos ou retinóides orais. Quando em outros tratamentos é melhor manter sempre a moderação e seguir também como proposta de vida!”, orienta a médica.
Cuidados com a pele, os cabelos e os lábios devem ser redobrados nessa época. É no inverno que aumentamos a temperatura da água do banho e o tempo embaixo do chuveiro com medo do frio. Para evitar os efeitos desses excessos a Dra. Magda Expósito propõe algumas dicas:

Devemos evitar os banhos muitos quentes e demorados, usar sabonetes suaves e buscar um bom hidratante para aplicar em seguida;
Evitar o uso de buchas no corpo todo;
Não se esquecer de usar diariamente o filtro solar, pois mesmo nos dias nublados temos radiação;
Os cabelos devem ser lavados com xampu suave e também evitar água muito quente para que não haja ressecamento do couro cabeludo;
Deve-se aplicar um hidrante labial, de preferência com filtro solar, várias vezes ao dia e ao deitar.
Nos dias mais secos, os lábios tendem a ressecar e há uma tendência de passar a língua para hidratar, o que piora o quadro consideravelmente.

Matéria Sem Excessos,
colaorou dra Magda Expósito ® Derma Master

Maquiagem tem prazo de validade!

Conheça alguns riscos da utilização de produtos vencidos

Você já reparou naqueles desenhos de um pote aberto com um número dentro, nas embalagens de cosméticos? Este símbolo indica o prazo de validade do produto em meses. Isso acontece porque a maioria das marcas de maquiagem calcula o prazo de validade a partir da data de abertura e início do uso do produto, que em geral fica entre 6 e 24 meses.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) esclarece que o prazo de validade das maquiagens é determinado diretamente pelo fabricante e leva em consideração o tempo em que é possível manter a estabilidade, a cosmética, a fixação, a cor, o odor, enfim, todas as características do produto intactas. OU seja, o prazo de validade é especialmente importante no caso de cremes para o rosto e produtos como protetores solares, pois, após a data determinada, podem ocorrer irritações e, principalmente, ausência de efeitos desejados. No caso de maquiagens o prazo de validade aumenta o risco de irritações e possível contaminação dos produtos.

Em alguns casos, se as maquiagens estiverem guardadas em condições desfavoráveis, como ambientes úmidos e quentes, e vencidas há bastante tempo, podem ocorrer infecções de pele. É necessário ter atenção porque em muitas maquiagens a data de validade está estampada na caixa e não na maquiagem em si. Logo que comprar ou ganhar um produto, é necessário reparar na data de validade antes de jogar a caixinha fora....

Leia matéria completa aqui:
Sociedade Brasileira de Dermatologia alerta: Você sabia que maquiagem tem prazo de validade?

Derma Master, saúde e beleza da pele

clique nas imagens para ampliar

Preenchimento é tudo igual? Não!

conselho de especialista!

Não há dúvidas entre os médicos que o ácido hialurônico é a melhor substância para preencher vincos profundos de expressão. Mas isso não significa que você deve recorrer a ele sem conhecer o seu histórico de preenchimentos. Houve um tempo em que o metacrilato foi bastante utilizado em preenchimentos. Então, se você já usou o produto, não deve se submeter ao hialurônico, porque corre o risco de haver uma reação entre essas duas substâncias. O resultado disso é inchaço e vermelhidão. O processo é reversível, mas não vale arriscar, né?

trecho da matéria "5 coisas pouco comentadas que você deveria saber antes de fazer um procedimento estético" da sociedade brasileira de dermatologista, leia matéria completa aqui

Direitos da Pele

Direitos da Pele – Valorização do Especialista

A SBD / Sociedade Brasileira de Dermatologia, lança sua Campanha pela Valorização do Especialista, a Direitos da Pele, dessa vez reforçando tudo o que o dermatologista pode oferecer para o bem-estar e saúde da população.

“O maior órgão do corpo humano, a pele, merece o cuidado especial de um profissional atualizado, que respeita as práticas médicas, que entende de saúde clínica e procedimentos cosmiátricos e que, acima de tudo, atende o paciente com responsabilidade, compromisso e conhecimento. É esse o profissional que a Sociedade Brasileira de Dermatologia faz questão de valorizar”, frisa uma das peças da campanha.
Conhecer, respeitar e proteger são direitos da pele e atitudes que humanizam a dermatologia, a qual deve ser exercida por um profissional capacitado, membro de uma sociedade médica reconhecida pela Associação Médica Brasileira (AMB) e pelo Conselho Federal de Medicina,
(CFM).

Veja na íntegra os dez artigos para uma pele saudável

clique na imagem para aumentar!

Leia a materia na íntegra, e veja os dois vídeos da campanha, aqui
Ajude divulgar, compartilhando com seus amigos.
obrigado!

Dra. Meire Gonzaga, Dra. Magda Expósito
Derma Master

cuidados com o sol ao dirigir

Motoristas expostos ao sol sem proteção estão sujeitos à incidência de câncer de pele assimétrico, isto é, de um dos lados do corpo. O fato, conhecido como driver’s side skin cancer (câncer de pele do lado do motorista, em inglês), foi discutido no 65º Encontro Anual da Academia Americana de Dermatologia.

Pesquisa realizada nos Estados Unidos com 989 pacientes com diagnóstico de câncer de pele mostrou que 53% dos casos ocorreram do lado esquerdo do corpo. Nos países em que o banco do motorista é do lado direito, o estudo revelou resultado semelhante.

Sinais

De acordo com a médica Meire Gonzaga, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, antes da incidência do câncer, a pele costuma apresentar lesões pré-malignas. “Os efeitos maléficos do sol são cumulativos. A exposição de maneira equivocada pode levar à queratose actínica. A pele fica áspera e apresenta casquinhas brancas”.

Autoproteção

Segundo a demartologista, o motorista pode lançar mão de recursos simples para se proteger. “Evitar dirigir com o vidro aberto e com o braço para fora reduz os ricos de lesão, principalmente em quem tem pele clara”.

A especialista recomenda o uso de protetor solar, mesmo nos dias nublados. “Para quem não gosta da sensação do protetor na palma das mãos, uma saída é espalhar o produto com o dorso”. Outra opção, segundo Gonzaga, é usar luvas de poliamida com elastano, que custam de R$ 40 a R$ 50. “Elas protegem contra a radiação solar e contra o envelhecimento precoce. São ótimas, principalmente, para quem trabalha dirigindo e passa horas exposto ao sol dentro do veículo”, diz.

Outro recurso, esse no carro, é usar o vidro laminado - já aplicado por regulamentação do Contran no pára-brisa dos veículos - também nas janelas laterais. “Além da redução da transmissão térmica e do nível de ruído para o interior dos veículos, o vidro lateral laminado retém 99,5% dos raios ultravioletas. Por esse atributo, constitui-se em importante proteção aos motoristas contra o câncer da pele”, diz Manuel Corrêa, diretor-geral da Saint-Gobain Sekurit, fornecedora de vidros para a indústria automobilística.
 

cuidados com a pele no inverno

matéria publicada no jornal Agora
colaborou Dra Meire Gonzaga ® Derma Master
para ampliar clique sobre a imagem